domingo, 5 de agosto de 2012

Keith Emerson, Rick Wakeman e Jon Lord (Parte 1/3)






  É mais que normal comentar sobre tecladistas dos anos 70 e 80 e ver gente citando alguns desses três nomes: Keith Emerson, Rick Wakeman e Jon Lord. Ainda nos dias de hoje, este é considerado um trio imbatível. Eles fazem parte de uma época em que os tecladistas chamavam a atenção, não só por serem excelentes em seus instrumentos, mas porque, mesmo ficando restritos a um dos lados do palco, cativavam a plateia com um visual que contava com uma parafernália de teclados.


Keith Emerson em seu "painel de avião"


 É bem verdade que, naqueles tempos, para cada som era necessário um instrumento diferente, inclusive o sintetizador Moog - no caso de Keith Emerson, ele trazia acoplado a um enorme painel que mais parecia um painel de avião e que, na verdade, havia sido o protótipo do sintetizador inventado por Robert Moog. No mesmo painel havia um osciloscópio e uma enome quantidade de botões que serviam mais para causar espanto na audiência ... E causavam. Em algumas ocasiões, até mesmo um piano de cauda podia ser visto no set de Keith, como na lendária apresentação que o Emerson, Lake & Palmer fez em abril de 1974 no California Jam. Em certo momento, um grande piano foi suspenso a uma altura de quase dez metros, com Emerson amarrado ao banco - e ele, por alguns minutos, fez um solo enquanto o piano girava no ar. Puro egocentrismo aliado a bastante exibicionismo, tudo regado a muito uísque, que Emerson consumia avidamente em cada apresentação do ELP.
  Logo depois de deixa o The Nice, no final dos anos 60, Keith formou o Emerson Lake & Palmer. Ainda no The Nice, o tecladista impressionava por fazer um velho e pesado órgão Hammond modelo L100 aquilo que já estava se tornando comum entre os guitarristas. Eram longos solos ao mesmo tempo que, num determinado momento, ele se atirava sobre o instrumento, arrastando-se pelo palco e chegando a esfaquear sua teclas. O público adorava e, mesmo saindo do palco com algumas escoriações e até mesmo algumas costelas quebradas suas peripécias só foram abandonadas quando o ELP saiu em turnê em 1977 acompanhado de uma orquestra sinfônica completa. Na época, o grupo promovia o álbum Works Vol. 1 e ele passou a utilizar um gigantesco teclado da marca Yamaha. Mas isso durou pouco. Quando o ELP retornou à ativa em 1985, tendo na letra P o baterista Cozy Powell, o enorme painel de avião, como era chamado, voltou a brilhar, assim como os maus tratos ao velho Hammond. E foi assim que o trio se desfez. O enorme trambolho ficou guardado até 1992 na garagem de Emerson quando, depois de uma revisada feita pelo próprio Robert Moog, retornou aos palcos, desta vez com a formação original da banda.
  Até a mais recente apresentação do ELP, que ocorreu em julho de 2010 no "High Voltage Festival" (Inglaterra) e na qual o trio comemorou quarenta anos de atividades, Keith Emerson, já com 66 anos, se esforçou para brindar os fãs com as mesmas peripécias. E lá estava o Hammond apanhando de novo...





Fonte : Roadie Crew

          Por : Dieguinho



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