sábado, 23 de junho de 2012

O Ruído das Minas (Parte 1/2)


Olá, headbangers tudo “metal”?. Hoje vim aqui falar um pouco sobre a capital do heavy metal brasileiro, bem só poderia estar  falando de Belo Horizonte-MG  é claro, pois foi em BH que o heavy metal brasileiro começou a ganhar espaço na mídia. Nos anos 80, os fãs conhecidos como metaleiros circulavam por alguns pontos da cidade, como Praça Sete, Prédio JK , Loja Cogumelo e Praça da Savassi , geralmente vestidos de uma forma peculiar, com cabelos longos, roupas pretas e pulseiras. A influência de nomes como Kiss , Deep Purple ,Iron Maiden ,Kreator ,Destruction e Sodom fizeram surgir bandas como Sepultura ,Sarcófago ,Chakal ,Holocausto , Mutilator , Sex Thrash ,Kamikaze e Overdose. Agora vou mostrar um pouco da história dessas bandas que foram muito importantes para a criação do heavy metal brasileiro.

SEPULTURA (1983-1986)
Foi em Belo Horizonte , no ano de 1983 que a história do Sepultura começou. Mais precisamente quando os irmãos Max Cavalera (Vocal e Guitarra) e Igor Cavalera (Bateria) decidiram chamar seus amigos de colégio Paulo Jr (Baixo) e Jairo Guedez (Guitarra) para montar uma banda. Um ano depois , num festival de bandas em BH , a Cogumelo Records contrata a banda , após o dono da gravadora ter assistindo ao show do Sepultura ,  e o grupo decide fazer um disco . O nome é Bestial Devastation, que foi gravado em apenas dois dias (Dividido com a banda Overdose), mas só seria lançado em 1985. A Banda, então, faz uma turnê brasileira para promover o primeiro álbum. Já em 1986, é gravado Morbid Visions, ainda pela Cogumelo Records e a banda sai em turnê novamente.Enquanto no álbum anterior as letras da banda mostravam um cunho mais político, neste álbum era notável a influência de temas satânicos . Mal Sabiam eles que anos mais tarde o Sepultura viria ser a banda brasileira e maior repercussão mundial e uma das maiores bandas de thrash metal do mundo.




Formação :
Max Possessed (Guitarra e Vocal)
Jairo Tormentor (Guitarra)
Paulo Destructor (Baixo)
Igor Skullcrusher (Bateria)



SARCÓFAGO (1985-1987)
Sarcófago foi umas das primeiras bandas de metal extremo a surgir no Brasil , original da cidade de Uberlândia-MG criada em 1985. Primeiramente, não rotulavam-se a nenhum estilo de música em si, mas caracterizavam-se com fortes tendencias anticlericais em suas letras e uma atmosfera musical pesada. A formação mais famosa e clássica contava com Antichrist ,Incubus ,Butcher e D.D. Crazy e foi com essa formação que gravaram o seu primeiro álbum INRI (1987).Mais tarde ,após a divulgação underground do seu primeiro álbum e a consolidação no exterior , o Sarcófago ficou conhecido como uma banda de Black/Death Metal.




                          

Formação :
Antichrist (Vocal)
Incubus (Baixo)
Butcher (Guitarra)
D.D. Crazy (Bateria)




CHAKAL (1985-1988)
Chakal é uma banda brasileira de Thrash Metal formada no início de 1985 na cidade de Belo Horizonte-MG por Guilherme Wiz , Destroyer e Mark. Contando com o vocal agressivo de Sgôto , o Chakal se apresentou ao vivo pela primeira vez no Metal BH II, festival que reuniu as bandas Sarcófago , Sagrado Inferno , Armagedom , Sepultura e Minotauro. Após a participação na coletânea Warfare Noise em 1986, a banda lançou em 1987 o LP ABOMINABLE ANNO DOMINI (com Korg no vocal) e iníciou uma carreira de sucesso em todo o Brasil , com shows lotados em Belo Horizonte , São Paulo e Recife.




Formação :
Mark (Guitarra)
Korg (Vocal)
Wiz (Bateria)
Laranja (Baixo)
Pepeu (Guitarra)


HOLOCAUSTO (1985-1987)
Foi muitas vezes escalada como uma banda a favor do nazismo, mais isso não é verdade, pois suas músicas não relatam nenhum dos lados, e sim a história em si. Campo de Extermínio é o primeiro álbum de sua carreira após ter participado da coletânea Warfare Noise juntamente com as bandas Sarcófago ,Chakal e Mutilator. Todo o destaque se deve ao estilo do som da banda denominada War Metal, uma vertente dentro do metal que aborda letras sobre guerras , desordem e abusos de poderes miitares ,políticos e religiosos.
                   




Formação : 
Anderson Guerrilheiro (Baixo e Vocal)
Morais (Bateria)
Valério Exterminator (Guitarra e Vocal)

Continua...

Por : Dieguinho 

                 

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário